1+1 = 1?

Uma luz ofuscou meus olhos, era somente o sol que nascia. Ele nasce pra mim agora, porém já nasceu para bilhões de pessoas enquanto eu dormia.
Senti-me dentro do mito da caverna de Platão. Será que tenho visto sombras, ou consegui me libertar das correntes das superstições e falsas verdades que o mundo me apresenta?
Aliás, a verdade… o que é verdade para mim, não é verdade para o outro.
Um terrorista acha que sacrificando-se pela causa do seu Deus ganhará o paraíso. Eu acredito que não será bem assim pois sacrificando a vida de tantas pessoas com um ato suicida terei que responder por todos aos quais eu fiz algum mal.
Começo a sentir um nós nos neurônios, então não há alguém ou algo que seja A Verdade?
“Absolutizar” uma certa verdade chega a ser um tanto arrogante. Porém entre todas as possíveis verdades há um senso comum e é a busca do Bem.
Há no ar uma certa lógica egoísta que me diz para pensar só em mim, no que me trará mais vantagens. Preocupar-me com os outros é besteira porque se não penso em mim, quem pensará?
Eu não concordo e comprovo diariamente que a lógica que funciona é a de pensar primeiramente no outro. Salvar o mundo? Madre Tereza? Não… não é isso!
Partindo do pressuposto que só sou feliz ao lado de alguém (seja este um amigo, namorado, familiar, colega do trabalho) se penso somente em mim, o outro escapa do meu mundo.
Sem o outro, eu não tenho um porquê. Fazendo o outro feliz, ele me faz feliz pelo fato de estar assim.
Pode parecer absurdo, como dizer que 1+1 = 1.
Mas quem disse que os sentimentos são matemáticos e exatos?

~ por Mariana Assis em maio 29, 2007.

Uma resposta to “1+1 = 1?”

  1. A matemática dos sentimentos é mesmo maluca. 1= 100, pois há um universo de personalidades dentro da gente. 1+1=1, já que o nível de união é tão absoluto quando verdadeiro que fica até difícil saber onde começa um e onde termina outro. Aliás, nesses casos, 2-1=0!
    Legal mesmo é tentar medir felicidade, porque felicidade de um somada com felicidade de outro tende ao infinito…
    Amo-te, mio girasole

Deixe um comentário