Reciprocare


(alguém que me fez descobrir a reciprocidade)

Em latim existe o verbo reciprocare, origem da palavra reciprocidade e suas derivações.

Não encontrei uma boa tradução em português. Faz parte das “brechas” da lingüística. Assim como não há tradução da nossa saudade! Portanto, usarei o verbo aportuguesado mesmo! Já que importaram o deletar, eu acho que tenho direito de fazer o mesmo!

Foi interessante constatar que os resultados do nosso grande oráculo google, pesquisando sobre reciprocidade, trazem muitos artigos sobre economia (inclusive o modelo econômico Inca), teoria dos contratos; alguns artigos espíritas, bíblicos, alguns sites de namoro on-line, etc…

Como diria um conhecido meu… a reciprocidade permeia as coisas mais lindas da vida! Amizade, amor, família, festa. Tudo isso se torna especial porque entre os indivíduos há a uma troca equivalente de “bens” relacionais.

Uma amizade na qual um procura mais o outro, se doa mais que o outro… não dura muito tempo. Acaba que um amigo acha que está importunando o outro, não sente liberdade, sente medo de estar bancando o bobo. Acho que todo mundo já passou por isso.

Uma família tem sentido, é núcleo socializador, somente se for além da ligação sanguínea e proporcionar um espaço de relacionamentos fraternos e recíprocos entre seus membros.

Uma festa onde não se conhece ninguém pode se tornar muito chata (festa só no nome). Ao invés, se você está com amigos (pessoas que “reciprocam” com você), até uma rua deserta ás 2 da manhã se torna uma festa.

É fato que na os relacionamentos recíprocos estão em falta. Você dá o lugar no ônibus e quem disse que um dia alguém fará o mesmo por você! Você deixa um carro virar na sua frente, mas quando precisa mudar a rota em cima da hora não há uma alma que lhe deixa passar!

E se a reciprocidade é uma das fontes de felicidade… então como eu faço para encontrá-la?!

Acho que o “reciprocar” só acontece se eu “recípróco” sem esperar receber algo em troca. É um tanto paradoxal, mas a cobrança não combina com reciprocidade. Quando “reciproquei” alguém na ânsia de uma resposta, não obtive nada além de frustração.

Ta… a mensagem é… ser recíproco sem esperar, às vezes até sem ter ao que ser recíproco, tendo que começar o “ciclo” de reciprocidade…

Mas se alguém ler isso aqui… comente… diga o que você acha que é a reciprocidade!

~ por Mariana Assis em maio 7, 2007.

5 Respostas to “Reciprocare”

  1. É, acho que a síntese do “reciprocar” é a doação mútua. A coisa só funciona realmente assim, nesse esquema. E aí vamos além: pura e simplesmente doação. Doar seu tempo, seus sentimentos, seu carinho, seu calor, seus pensamentos, sua energia. Doar por e com prazer, sem qualquer objetivo extra. A doação pela doação. Isso, por sinal, pede uma honestidade absurda de quem doa. Porque você precisa ser fiel aos princípios que motivaram essa doação. Ajudar alguém não porque “é o certo”, não porque “alguém um dia vai fazer isso por mim”, mas ajudar porque se pode e porque se QUER. Esse tipo de dedicação, honestidade, doação, gera naturalmente a reciprocidade. O mais bonito da coisa é esse paradoxo sensacional: há a reciprocidade exatamente porque ela não era o objetivo. As pessoas recebem ainda mais do que doaram exclusivamente porque não queriam nada em troca. Não é um caminho fácil e está ficando cada dia mais raro de se encontrar. Mas eu, particularmente, acho que o amor de vocês duas é um ótimo exemplo de como colocar tudo isso em prática…

    Beeeeeijos, amo-te muito!

  2. aiiiiii q coisa mais lindaaaa! O que eu faço com vc hein? vamo combinar que vc merecia um big abraço de urso né?

    olha mané, sabe aquela coisa que o Luigino dizia que a reciprocidade está condicionada à dose de confiança? Pois é…você pôde escolher entre estar ao meu lado ou não, me presentear ou não, me ligar ou não, me mandar o PP tds os dias ou não, me escrever ou não…

    Em todas essas opções você escolheu seguir o caminho do Amor e acabou conquistando a minha confiança. A partir daí a minha parte, posso dizer, foi muito natural. Foi um QUERER ser recíproca sem esforço, sem interesse, honesto e de pura doação.
    O que eu quero mesmo dizer é que eu reconheço que tudo começou por culpa desse seu pequeno ENORME coração que ama sem medidas e que esses seus primeiros passos foram essenciais pra que eu me desfizesse de todas as minhas “amarras”, de todos os meus tabus com relação à amizade e entrasse nesse “ciclo” virtuoso de amar e ser amada sem esperar. Uma das maiores lições que vc trouxe pra minha vida até hj foi essa.

    E nossa, sabe o que eu acho bacana hj? Que a gente não consegue dizer quem ganha mais com isso tudo. Vc consegue responder quem é mais feliz? É como naquela relação do pobre com o empresário, na qual dps de estabelecida a confiança, eles se tornam iguais e a contribuição é mútua. (Amo muito tudo isso!)

    Nos tornamos iguais…(una anima sola in Dio)e “reciprocare” agora é condição de sobrevivência…é como respirar…ou escovar os dentes…kkkk

    Mas vem cá…posso confessar um segredinho pra galera? Vamo combinar que rolou um interesse sim né, interesseira! Ficou sabendo que eu era suuuuuuuper legal e foi logo conferir…tsc tsc…amar sem esperar né…sei sei..tava é querendo aproveitar a minha “legalzisse”…kkkkkk…tah…se vc fica mais felizinha eu assumo a minha culpa: dei corda! ADMITO COM TODO PRAZER E HONRA QUE HÁ NESSE MUNDO!

    Obrigada pelo post. Conta sempre, sempre, sempre comigo.
    Amo muito, vc!
    Tenhamos!

    Tua maninha
    Bebel

  3. censura… ui. isso não se faz!

  4. Mari, q linda! — Non ho capito tutto, ma quelle parte che ho capito, erano beautiful! …giá ti ho detto que la prossima lingua che imparo sará portuguese… Aprendendo cada vez mais!!!
    tvb, elisa

  5. quero entrar na onda da reciprocação…tô engatinhando ainda, eu sei…mas sempre é tempo de recomeçar neh?
    mari, obrigada por ser a “vanguarda” na reciprocicagem 😉 isso que nos mantém “unite”…te amo, viU! è vero…
    beijoss

Deixe um comentário